PUB

Economia

ASA passa a disponibilizar informação aeronáutica em formato electrónico

A ASA – Aeroportos e Segurança Aérea, passa, a partir de agora, a implementar o conceito de gestão de informação aeronáutica (AIM) e a disponibilizar a publicação de informação aeronáutica (AIP) de Cabo Verde. A publicação, que se enquadra na modernização dos serviços de navegação, será feita em formato electrónico.

A implementação do conceito de Gestão de Informação Aeronáutica é, segundo a instituição, mais um importante passo no sentido da modernização dos serviços de navegação aérea que presta, em alinhamento com as iniciativas estratégicas e prioridades globais e regionais, no domínio da aviação civil.

O projeto visa, segundo explicou, introduzir uma estrutura colaborativa centrada na gestão e intercâmbio de dados e informações aeronáuticas entre operadores e prestadores de serviços do sistema de aviação civil, e melhorar os processos de atualização e disponibilização de dados e informação aeronáuticas.

A implementação deste projeto aporta um conjunto de vantagens para o sistema de gestão do tráfego aéreo de Cabo Verde, entre as quais o alinhamento com os requisitos internacionais, melhor integridade, pontualidade e precisão dos dados, a construção de um sistema ATM flexível, com impactos favoráveis a nível dos custos e do ambiente e melhor a previsibilidade e eficiência da rede ATM.

“Com o projeto, a ASA evolui de um modelo de publicação de informação aeronáutica em papel para um conceito digital e centrado em dados, que atende às necessidades e oportunidades, presentes e futuras, no quadro da modernização dos serviços de navegação aérea prestados na FIR (região de informação de voo) oceânica do Sal”, precisou.

A Publicação de Informação Aeronáutica de Cabo Verde em formato eletrónico pode ser consultada no website https://ais.asa.cv/eaip.

PUB

PUB

PUB

To Top