O antigo Banqueiro Português, João Rendeiro, foi encontrado morto na Prisão de Westville, em Durban, na África do Sul.
A Polícia Judiciária e a Advogada de João Rendeiro, June Stacey Marks, confirmaram ao jn.pt a morte do ex-Banqueiro, que se terá suicidado.
Detido em 11 de Dezembro de 2021, na Cidade de Durban, após quase três meses fugido à Justiça Portuguesa, João Rendeiro foi, então, presente ao Juiz Rajesh Parshotam, do Tribunal de Verulam, que lhe decretou, no dia 17 de Dezembro, a Medida de Coacção mais gravosa, colocando-o em Prisão Preventiva no Estabelecimento Prisional de Westville.
Antes, no dia 14 de Dezembro, Rendeiro tinha garantido aos jornalistas, no final de um Audiência em Tribunal, que nunca seria extraditado. “Eu não vou regressar a Portugal”, garantiu.
O ex-Banqueiro foi condenado em três processos distintos, relacionados com o Colapso do BPP (Banco Português Privado), tendo o Tribunal dado como provado que retirou do Banco 13,61 milhões de Euros.
Das três Condenações, apenas uma já Transitou em Julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de Prisão Efectiva de cinco anos e oito meses.
João Rendeiro foi ainda condenado a dez anos de Prisão num Segundo Processo e a mais três anos e seis meses num Terceiro Processo, sendo que estas duas Sentenças ainda não Transitaram em Julgado.
O Colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de Clientes e causou perdas de centenas de milhões de Euros ao Estado.