Apesar da falta de chuva e das sucessivas secas que assolam o país, os agricultores no Planalto Leste, Santo Antão, estão “optimistas” em relação à produção de frutas, por exemplo, como marmelo e macieira.
Citado pela Inforpress, Josefa Sousa, porta-voz dos agricultores, disse que as culturas estão, nesta altura, na fase de floração e antevê-se, para este ano, “uma boa produção” de frutas, sobretudo, de marmelos e maçãs, apesar da seca e caso não ocorra mau tempo.
Nos últimos anos, especialmente, devido aos ventos, a produção de frutas no Planalto Leste tem sido praticamente nula, avançou Josefa Sousa, que preside a Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), cuja boa parte dos membros vive na dependência da agricultura de sequeiro.
“Mesmo com a seca, podemos ter boa produção este ano, caso não ocorra mau tempo, como tem acontecido nos últimos anos”, avançou a mesma fonte.
A Amupal tem vindo a apostar na transformação de frutas, cuja unidade tem estado a funcionar com dificuldades devido à falta de produção.
C/Inforpress