PUB

Economia

Praia e Mindelo: Andar de autocarro fica mais caro a partir de Maio

O preço do bilhete de autocarro, quer na Praia, quer no Mindelo, vai aumentar, a partir de 1 de Maio, avançou a Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME). Na Praia aumenta de 41 para 43$00, e em Mindelo de 40 para 43$00. 

Segundo a ARME, a tarifa de Transportes Coletivos e Urbanos de Passageiros (TCUP) é revista anualmente, através do cálculo de custo médio, que considera os preços dos consumíveis, os parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos e informações sobre a demanda e oferta.

 Nesse contexto, as novas tarifas dos autocarros (TCUP) para o ano 2022, na Praia e em Mindelo, passam a vigorar a partir das 00h00 do dia 01 de maio, ao abrigo do disposto no artigo 11 do Decreto–Lei nº 02/2011 de 09 de Fevereiro, que estabelece a metodologia de cálculo, revisão e ajuste tarifário para os TCUP.

 Outrossim, diz a ARME, é que a tarifa de equilíbrio é determinada pela relação entre o custo por quilómetro (CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE).

Assim, o aumento do custo por quilómetro, explicado, principalmente pelo aumento do preço dos combustíveis, conjugado com o índice de passageiros por quilómetro equivalente, que se prevê quase inalterado em relação à última atualização, determina que a tarifa dos TCUP aumente de 41 para 43$00 na Praia, Santiago, e de 40 para 43$00, em Mindelo, São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top