O município do Tarrafal, ilha de Santiago, vai ser o próximo a receber a implementação de videovigilância, no âmbito do projecto “Cidade Segura”, conforme anunciou, esta segunda-feira, 25, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
O governante fez este anúncio durante a sua intervenção na sessão solene da Assembleia Municipal, no âmbito dos 105 anos da criação do município.
“Além das infra-estruturas que são necessárias para melhorar a qualidade da oferta turística, colocamos Tarrafal como prioridade para o próximo projecto “Cidade Segura”, à semelhança do que acontece na Praia, São Vicente e Boa Vista”, assegurou o chefe do Governo, sem, no entanto, avançar a data do arranque das obras para a sua instalação.
É que, conforme sustentou, para se ter turismo é preciso garantir a segurança e a tranquilidade, daí o Governo ter colocado esse município do interior de Santiago como prioridade para receber o sistema de videovigilância.
“Vamos continuar a investir no turismo. Tarrafal tem grandes potencialidades e, agora, é a hora, de facto, de transformar essas potencialidades em realidades e em acelerações”, concretizou.
Infraestruturas e requalificação
A este propósito, adiantou, o município vai receber 474 mil contos para, até 2026, no âmbito do Programa Operacional do Turismo (POT), fazer investimentos na requalificação da zona histórica do Mangue, infra-estruturação da Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI), miradouros e infra-estruturação de requalificação de oferta turística.
E, ainda, a requalificação do cais e zonas adjacentes para pesca e turismo, incluindo zona de ancoragem de barcos de recreio e iates, continuação da orla marítima, requalificação da cidade e infra-estruturas de apoio em Ribeira da Prata.
Dinamismo e investimentos privados
Por outro lado, notou que o município tem registado algum “dinamismo económico” apesar das crises, referindo-se aos investimentos privados na hotelaria e restauração de nacionais, estrangeiros e da diáspora.
Na ocasião, lembrou de alguns investimentos executados e a serem executados pelo Governo, em parceria com a edilidade tarrafalense, dentre os quais, a orla marítima do Tarrafal, requalificação do ex-campo de Concentração, apoio na construção do pavilhão desportivo, instalação do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP), estrada de Fazenda, ponte de acesso à ZDTI de Alto Mira, entre outros.
Recorde-se que Tarrafal foi criado a 25 de Abril de 1917, através do Decreto Lei nº 3108-B de 25 de Abril, provocando a sua desintegração do Concelho de Santa Catarina que, até 1912, tinha a sua sede na vila do Tarrafal, agrupando as freguesias de Santo Amaro Abade e São Miguel Arcanjo.
C/ Inforpress