PUB

Cultura

São Vicente: Gala SCM premeia seis artistas e três entidades 

A “Gala Noite de Autores”, da Sociedade Cabo verdiana de Música (SCM), premiou, na noite de sexta-feira, na Cidade do Mindelo (São Vicente),  seis artistas nacionais e três entidades, em quatro categorias distintas: Música Tradicional e Clássica , Música Urbana e Moderna, Utilizador Guardião e Prémio Carreira.

Um dos pontos alto da noite foi o Prémio Carreira,  que, nesta I Edição do Evento da SCM, foi para Antero Simas.

Ausente do País, Simas socorreu-se das Tecnologias para enviar, virtualmente, a sua mensagem de agradecimento.

“As minhas emoções não têm limites, se calhar não merecia que Deus me desse tanto. É extraordinário o que recebi de Deus, da SCM e de Cabo Verde. Obrigado a todos os cabo-verdianos!”, manifestou Antero Simas, que esteve  representado, presencialmente, pelos netos e  pela filha Miriam Simas.

Segundo a  presidente da SCM,  Solange Cesarovna,  a atribuição resultou da votação realizada na Assembleia-Geral da Sociedade, a 12 de Abril, onde Simas foi escolhido “por unanimidade”, “proposta  única”  e “aclamação” de todos os autores, compositores, artistas, membros da Colectividade.

 Na Categoria de Música  Tradicional e Clássica, cantora Diva Barros  foi distinguida como melhor intérprete e melhor música,  com “Amdjer Coque e Bafa”.

O artista DJimi Djo foi distinguido na sub-Categoria melhor arranjandor, enquanto Luís  Morais, representado por Evelise, encaixou melhor compositor.

Para a Música Urbana e Moderna, Ary kueka destacou-se com a conquista de quatro troféus, nas sub-categorias: melhor intérprete, autor, compositor e música, com “Escravatura Moderna”.

A escolha deixou o artista “muito emocionado” e “sem palavras”, por ter conseguindo arrebatar todos esses prémios num único Evento. Ainda nesta Categoria, destaca-se khaly Angel como melhor arranjador.

A SCM  premiou, igualmente, o “utilizador guardião”, que, basicamente, são as Entidades que pagam os direitos dos autores. Assim sendo, destacaram-se como “Utilizador Guardião Permanente”, a Oásis  Atlântico; Pontual, a Insulada; e  Digital, a Harmonia, Lda.

Além das premiações, que decorreram em Mindelo, na Praça Dom Luís, houve lugar para actuações de muitos artistas nacionais, num Acto que contou  com as presenças do Presidente da República,  José Maria Neves; do ministro da Cultura e Indústrias Criativas e do Mar, Abraão Vicente; do Edil de São Vicente, Augusto Neves, entre outras. 

Foi a III Edição da “Gala Noite de Autores” e a Primeira dos Prémios da SCM.

Por: Louisiene Lima

PUB

PUB

PUB

To Top