A Gala Noite de Autores e dos Prémios da Sociedade Cabo-Verdiana de Música, acontece hoje, no Mindelo, pela primeira vez, com uma novidade, que é o lançamento da 1ª edição dos Prémios SCM, segundo a Presidente da Sociedade Cabo Verdiana de Música, Solange Cesarovna.
De acordo com Cesarovna, o evento é mais um contributo “fundamental” para consolidar os direitos autorais e direitos conexos no país, e cumpre com o objetivo de descentralização da Gala, intencionado desde 2019, mas que não foi possível cumprir devido à pandemia.
Por isso, agora, para Cesarovna revela ser o concretizar de um sonho e motivo de alegria e satisfação.
“Estamos muito satisfeitos por voltarmos à noite de autores da SCM e estamos também muitos felizes pelo cumprimento de um outro sonho que é a possibilidade de, pela primeira vez, realizar a Gala Noite de Autores SCM e a 1º edição do Prémio SCM na ilha de São Vicente, aqui onde temos muitos membros autores e artistas”, disse.
Prémios
Para além da atuação de vários artistas, serão entregues vários troféus nas diferentes Categorias de Melhor Música Tradicional e Clássica, Melhor Música Urbana e Moderna e será ainda entregue o Prémio Carreira, e os prémios de Utilizador Guardião, nas categorias de permanente, pontual e digital.
A Gala é aberta ao público, acontece na Praça Dom Luís, pelas 20h00 e conta com a participação de autores e artistas membros da SCM como Dany Mariano, Voginha, Elly Paris, Ary Kueka, Constantino Cardoso, Gabriela Mendes, Ivan Medina, Ilo Ferreira, Bertânia Almeida, Hilar, Kiddye Bonz, Vanessa Delgado, Vamar Martins, para além de muitas supresas.
De realçar que este evento se insere no âmbito das celebrações do dia Mundial do Direito de autor em Cabo Verde.
C/Inforpress