A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) realiza, nesta quinta-feira,22, em parceria com a ENAPOR uma palestra sobre a “Preservação dos Recursos Marinhos” para assinalar o Dia da Terra, comemorado hoje. O evento a partir das 09h30 na Enapor, cidade da Praia, enquadra-se ainda nas comemorações do 40º aniversário da ENAPOR.
A palestra no formato online e presencial tem como objetivo “alertar o sector privado para a importância da conservação dos oceanos”, segundo nota de imprensa.
Ainda para celebrar o Dia da Terra, assinalado hoje, quinta-feira,22, a ADAD tem em agenda outras actividades, nomeadamente um encontro com os jornalistas para abordar o projeto de “Reestruturação da Dívida Pública em Capital Natural e Climático” e capacitar os mesmos sobre os Key Performance Indicators. O evento acontece no Hotel Trópico, a partir das 18 horas.
De entre outras actividades, está previsto para o mesmo dia, uma limpeza digital, uma iniciativa da ADAD e a “Let’s Do It” para eliminar o lixo electrónico, lembrando as das entidades que “no mundo digital, assim como no meio ambiente, existe uma quantidade enorme de lixo”.
“Arquivos desnecessários como aplicativos, fotos e vídeos ocupam espaço de armazenamento em nossos smartphones, tablets, laptops, PCs e servidores. Ao excluí-los, não estamos apenas prolongando a vida útil de nossos gadgets e economizando uma enorme quantidade de CO2, mas também nos sentimos mais equilibrados, controlamos melhor nossas vidas e nos tornamos mais eficientes e satisfeitos”, considera.
De salientar que este ano, o Dia da Terra está a ser comemorado sob o lema “Investir no planeta” uma alertar para a necessidade de mudar “o clima empresarial, o clima político e a forma como tomamos medidas no que diz respeito ao clima”.
Efeméride
O Dia da Terra é comemorado a cada 22 de abril, desde 1970, data instituída pelo então senador americano Gaylord Nelson que na altura convocou um grande protesto nos Estados Unidos por causa da poluição.
O evento foi um grande sucesso e contou com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano vem provocando no meio ambiente.
Neste dia, todos são convidados a refletirem sobre as suas ações e o impacto destas na vida no nosso planeta.
É um momento de cobrança para as medidas mais eficientes de preservação da natureza e de mudança de comportamento para que consigamos deixar um planeta saudável para as próximas gerações.
Em Cabo Verde, a data costuma ser assinalada com plantações de árvores, campanha de limpezas, palestras e sensibilização por parte das associações, escolas e pessoas defensoras do meio ambiente.