O Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana, Wamkele Mene, está de visita oficial a Cabo Verde, entre esta quarta-feira, 20, até 23 de abril. Da sua agenda constam encontros com membros do Governo e uma visita de cortesia ao Presidente da República.
Esta deslocação, segundo comunicado do Governo, visa explicar as autoridades cabo-verdianas, ao sector privado e a sociedade civil em geral, o essencial dos progressos em curso, no quadro do estabelecimento do Secretariado da ZCLCA e partilhar a sua visão da Zona de Livre comércio, enquanto principal responsável na supervisão desta que é considerada a maior zona de comércio livre do mundo por número de países, e o mais destacado de todos os projetos emblemáticos da Agenda 2063, da União Africana.
Segundo a agenda remetida, Wamkele Mene deve começar os seus compromissos na Praia com uma visita de cortesia ao Presidente da República, na tarde desta quarta-feira.
A partir de quinta-feira, seguem-se encontros com membros do Governo, representantes do sector privado, visitas ao NOSi e a infraestrutura portuária, para além de uma palestra na Universidade de Cabo Verde.
Cabo Verde na ZCLCA
Estabelecido em 2018, a ZCLCA reúne 55 economias africanas, com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes e um PIB combinado de 3,4 trilhões de dólares.
Por área geográfica e número de países participantes, a ZCLCA constitui a maior zona de comércio livre desde a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).
“Através desta Zona, os países africanos estão a construir um mercado continental único de bens e serviços, facilitado pela circulação de capitais e pessoas, lançando assim as bases para o estabelecimento de uma União Aduaneira Continental”, sublinha o executivo.
Outros objetivos incluem, segundo a mesma fonte, a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo, o desenvolvimento industrial e a diversificação.
Cabo Verde figura entre os Estados Membros da União Africana que assinou o Acordo ZCLCA em 21 de março de 2018 em Kigali, Ruanda e depositou os instrumentos de ratificação na União Africana em 05 de fevereiro de 2022, tornando o 41º país Estado a fazer parte do acordo ZCLCA.