Albertino Mota, deputado nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), eleito por Santo Antão, alertou hoje para o desgaste da Ponte de Canal e pediu respostas “urgentes” às autoridades no que toca a obras de conservação e protecção.
Albertino Mota, que falava à imprensa sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala hoje, alertou que a “mítica” Ponte de Canal, localizada em Boca de Coruja, construída desde 1956, há muito pede uma intervenção, tendo em conta o seu “desgaste” ao longo dos anos.
“Desde 2018/19, depois do anúncio do ministro da Cultura sobre a recuperação da Ponte de Canal e que a mesma seria inaugurada em 2020, ficamos ansiosos, visto que, há muito, necessita de uma reparação de fundo”, apelou.
Contudo, conforme o deputado nacional, “nenhuma intervenção” foi feita ainda.
Albertino Mota salientou que houve uma visita de uma equipa de técnicos da Espanha que fizeram uma avaliação, mas desde então “nada mais se falou sobre a recuperação da Ponte de Canal”.
“O meu apelo vai no sentido de as autoridades articularem para realmente promoverem a conservação e manutenção da Ponte de Canal, que é um sítio histórico que atrai bastantes visitantes e ainda tem uma importância funcional que é levar água às zonas mais baixas da localidade de Boca de Ribeira”, lembrou.
Atraso
Recorde-se que em Novembro de 2020, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, respondia a uma pergunta do deputado por Santo Antão Odailson Bandeira, que questionou o ministro sobre “o intrigante atraso” na execução do projecto, cujo processo foi desencadeado desde 2017.
O governante explicou, na altura, que a crise pandémica, criada pela covid-19, acabou por condicionar o processo, mas garantiu que “os recursos estavam mobilizados” e que, em Janeiro, haveria o arranque dos trabalhos, que estavam a ser concluídos no decurso de 2021.
A Ponte de Canal vai ser reabilitada no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), que consiste na reabilitação de centros históricos.
Trata-se do eixo coordenado pelo Ministério das Infra-estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação e que conta com assistência técnica do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Patrimônio Cultural.
Reivindicação antiga
A reabilitação da Ponte Canal, que fica na Ribeira Grande, é uma reivindicação ANTIGA das autoridades e da população santantonense que teme a derrocada dessa infra-estrutura que é considerada um “ex-libris” da ilha de Santo Antão.
Ponte de Canal é uma infra-estrutura hidráulica construída no ano de 1956, que alberga na parte superior uma levada ou canal de água, que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e Boca de Coruja, no interior do município da Ribeira Grande.
Foi edificada em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que, por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano.
C/Inforpress