O INE pretende realizar, de 2022 a 2023, o IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IV IDRF), avançou o Instituto em nota de imprensa. O inquérito permite apurar a taxa de pobreza no país.
Este, recorde-se, é um inquérito realizado junto das famílias com o objetivo de recolher informações que permitam conhecer o nível e a estrutura das despesas de consumo e das receitas das famílias cabo-verdianas e estimar a taxa de pobreza no país.
Esta operação tem um período de recolha de dados no terreno de 12 meses, sendo este o IV IDRF que Cabo Verde realiza.
O IV IDRF enquadra-se, segundo o INE, nas operações estatísticas prioritárias da agenda estatística para o desenvolvimento 2022 a 2026 e do projeto regional de Harmonização das Estatísticas em África Ocidental, financiado pelo Banco Mundial.
A sua realização, garante a instituição, irá contribuir para a consumação do objetivo global de assegurar a melhoria qualitativa e quantitativa da produção e difusão da informação estatística oficial, através da adequação da produção estatística à agenda de desenvolvimento do país contemplada no Plano de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável (PEDS) e ao seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 para África.
Devido à complexidade deste inquérito, “é imprescindível” a sua socialização, uma vez que é um projeto de caráter nacional que disponibiliza informações importantes para o país, para os municípios, para as associações comunitárias, para as igrejas e para a população em geral, apoiando-os na implementação e monitorização de políticas e tomada das melhores decisões.
Inclusive, realiza-se amanhã uma reunião de apresentação e socialização do projeto, assim como da sua metodologia, no Palácio do Governo.