Os campeões nacionais de sub-17, a escola do Sal, EFIZ, foram ontem recebidos pela Câmara Municipal local, que os felicitou e ofereceu um cheque no valor de 100 contos.
Pelo “feito inédito”, o presidente Júlio Lopes, pediu uma salva de palmas a estes jovens atletas que, conforme sublinhou, “trabalharam, lutaram e venceram”.
“Deram uma grande alegria a todos nós e contribuíram para elevar o nome do Sal ao nível nacional. Por isso, merecem toda a nossa homenagem. Vamos continuar a trabalhar em parceria com as escolas, associações, no sentido de arranjar mais espaços para a prática de actividades desportivas”, congratulou-se.
O mesmo apelou aos jovens a serem campeões em tudo, não só no futebol, mas a serem também filhos obedientes, bons alunos, a respeitar os mais velhos, a terem boas relações de amizade, e nunca se desviarem por caminhos menos bons.
Por sua vez, em poucas palavras, o vereador do Desporto da Câmara Municipal do Sal, Euclides Silva, enalteceu o facto de terem dado aos salenses “este prazer”.
“Há muito tempo que não tinha sentido esse sabor doce, que é vencer o campeonato nacional de futebol, o que nos orgulha a todos”, sublinhou, assumindo o compromisso de reforçar o seu apoio no desporto, em particular às escolas de iniciação desportiva, independentemente da modalidade.
Presidente da EFIZ orgulhosa
Já Maria da Luz Lopes, presidente da EFIZ, destacou que este é um “grande momento” para a escola, que trabalhou para conquistar este resultado.
“Temos feito um grande trabalho, particularmente na área da formação, um trabalho que vai além das quatro linhas, que nem sempre é visível”, disse, enaltecendo que a EFIZ passa também pela educação e pelo social, à semelhança das outras escolas de futebol.
“Com este resultado vemos que tem valido a pena todo esse trabalho que estamos a desenvolver”, enfatizou.
Esta equipa levou ainda a Taça Fair Play.
Também o presidente da Associação Regional de Futebol do Sal, Albino Lopes, parabenizou os jogadores, lembrando ao mesmo tempo que a aposta da associação e da câmara municipal foi transformar a ilha do Sal numa ilha de campeões.
“E isso tem sido seguido, e de que maneira, principalmente pelas escolas de formação. A EFIZ é campeã nacional de futebol, e isso é um ganho para todas as escolas de futebol no Sal. Todos nós contribuímos para que hoje a EFIZ pudesse levantar a taça em Santo Antão”, afirmou.
C/Inforpress