PUB

Ambiente

Porto Novo/Ribeira das Patas: Com escassez de água, agricultores voltam a pedir reordenamento da bacia hidrográfica 

Os agricultores na Ribeira das Patas, tido como um dos maiores vales agrícolas da ilha de Santo Antão, dizem-se “preocupados” com a escassez de água para a rega, devido à seca, que está a ter impacto nas nascentes. Por isso, voltam a pedir o reordenamento da bacia hidrográfica local. 

Arlindo Delgado, representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas (ADIRP), alerta que a seca que tem fustigado o concelho de Porto Novo, nos últimos quatro anos, está a diminuir drasticamente os caudais das nascentes. 

Essa fonte avança que, ao contrário de outros vales existentes naquele município,  a agricultura na Ribeira das Patas depende exclusivamente de nascentes que, por causa da seca, estão a secar.

Nesse contexto, a ADIRP voltou a pedir a implementação do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, que prevê investimentos na mobilização de água subterrânea para a irrigação.

Recorde-se que nos últimos anos, os agricultores na Ribeira das Patas têm vindo a insistir no projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, cujos estudos apontam para um investimento na ordem dos dois milhões de contos até 2035.

Os estudos efectuados no quadro do projecto dizem que Ribeira das Patas dispõe de um potencial, em termos de recursos hídricos, à volta de cinco milhões de metros cúbicos de água.

Só que, actualmente, menos de um terço desse potencial é explorado, o que leva os agricultores a reivindicar mais uma vez a mobilização de água através do referido projecto.  

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top