PUB

Ambiente

Sal: 600 animais castrados

A mega campanha de esterilização de cães e gatos, na ilha do Sal, permitiu castrar, entre 19 de fevereiro a 30 de março, 600 animais, um número que corresponde a 70 porcento (%) da meta inicialmente estabelecida.

Os dados foram apresentados na cerimónia de entrega de diplomas de reconhecimento aos 42 participantes da acção, que decorreu na tarde desta sexta-feira,1 de abril, na autarquia salense.

A mega campanha de esterilização de animais, entre cães e gatos, que vinha decorrendo desde 19 de Fevereiro, tendo terminado na quarta-feira, 30 de Março, previa castrar 1800 animais, numa média de 40 cirurgias por dia, nestes cerca de 45 dias.

Porém, conseguiram castrar apenas 600 animais, 70 por cento (%) da meta inicialmente estabelecida.

Mil até agora

Entretanto, contando com a campanha de castração levada a cabo também em Dezembro de 2021, onde foi possível esterilizar 400 bichos, ao todo contabiliza-se na ilha cerca de mil animais castrados, até o momento.

Trata-se de um projecto-piloto em Cabo Verde, desenvolvido pela Fundação Brigitte Bardot, e a Worldwide Veterinary Service (WVS), promovido pelo Movimento Civil Para Comunidades Responsáveis/MCCR, o Projecto Biodiversidade, e pela Câmara Municipal do Sal, no âmbito da Aliança Nacional da Gestão Ética da População Canina e Felina.

Na cerimónia de entrega de diplomas de reconhecimento aos 42 participantes desta acção, o vereador do Saneamento e Ambiente, Francisco Correia, em representação da Câmara do Sal, considerou que o sucesso desta campanha só foi possível graças à capacidade de “planificação, organização e execução”, realizada de “forma pedagógica”.

“O mais importante das 600 cirurgias que foram realizadas é a mensagem que foi passada tanto à população do Sal e de Cabo Verde em geral”, disse, destacando o papel da Comunicação Social nesse processo.

“Mostrou-se que é possível controlar a população canina sem usar a violência e transmitir valores para a geração vindoura”, frisou.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top