O novo edifício do Arquivo Nacional de Cabo Verde, que vai nascer em Palmarejo, para conservar os documentos históricos patrimoniais e da administração pública. Esta infraestruturas está orçado em cerca de 800 mil contos, conforme anunciou esta sexta-feira,1 de abril, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
“O primeiro esboço foi hoje apresentado pelo ICV e vamos alargar o âmbito e ambição deste projecto, de modo a abarcar no mesmo edifício o Instituto do Patrimônio Cultural pela sua carga investigativa e grande parte do seu trabalho”, adiantou Abraão Vicente depois do encontro com o presidente das Infraestruturas de Cabo Verde (ICV), do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e a arquitecta do projecto do novo edifício do IANCV,
O edifício de sete pisos irá ocupar uma área de 1180 m², em Palmarejo e está orçado em 7,5 milhões de euros (cerca de 800 mil contos), segundo explicou o governante, salientando que implicará um conjunto de cedências e negociações internas e externas e brevemente irá entrar na fase de planificação.
Abraão Vicente explicou que o edifício terá a vocação de conservar os documentos históricos patrimoniais, mas também os da administração pública de Cabo Verde de uma forma organizada com a climatização adequada e com as condições para que os técnicos façam o seu trabalho dentro dos melhores padrões internacionais.
Planificação estratégica
“Os próximos passos serão socializar com o Arquivo Nacional, com o primeiro-ministro na perspectiva de começarmos a planificação estratégica junto dos nossos parceiros internacionais, sendo que a cultura não tem sido alvo prioritário da cooperação bilateral com os parceiros nem com a ajuda directa ao desenvolvimento”, apontou.
Na ocasião, o governante lembrou que neste momento o arquivo está localizado numa localidade que não favorece a conservação dos próprios arquivos.
Avançou que com a tutela partilhada do Arquivo Nacional deu mais responsabilidade à administração pública já que a grande maioria dos arquivos depositados são desta instituição pública.
C/Inforpress