O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou, esta quinta-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação positiva de 13,2%, em volume, no quarto trimestre de 2021, que resultou de um aumento no consumo final e nas exportações.
Conforme dados avançados pelo INE, do lado da oferta, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) a preços de base apresentou uma evolução homóloga positiva de 12,6%, destacando-se para o efeito as actividades das indústrias transformadoras, eletricidade e água, alojamento e restauração, serviços às empresas e Administração Pública.
Os impostos líquidos de subsídios apresentaram uma evolução homóloga positiva de 17,2%, enquanto que a taxa de variação acumulada dos quatro trimestres de 2021 aponta para um crescimento anual do PIB de 7,0%, em volume.
De acordo com o relatório da INE, o consumo final teve uma variação homóloga positiva de 28,1%, no quarto trimestre de 2021 (22,6% no trimestre anterior), o consumo privado aumentou 27,5%, em termos reais, no mesmo período (16,2% no 3º trimestre), e por seu turno, o consumo público apresentou uma taxa de variação homóloga positiva de 29,9%, em volume, (43,7% no trimestre anterior).
Já o investimento, registou uma “variação homóloga negativa de 33,4%, em volume, no quarto trimestre de 2021 (-27,2% no trimestre anterior), as exportações e importações, em volume, aumentaram 119,4% e 18,2%, respectivamente”.
A mesma fonte informou ainda que as exportações de bens e serviços, em volume, assinalaram, no quarto trimestre, uma variação homóloga positiva de 119,4% (108,4% no trimestre anterior), sendo que as importações de bens e serviços, em termos homólogos, aumentaram 18,2%, durante esse período.
Por outro lado, o VAB, a preços de base, registou no quarto trimestre, uma evolução homóloga positiva de 12,6%, em termos reais, aumentando em 5,7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior.
C/ Inforpress