A problemática das crianças na rua, em Porto Novo, Santo Antão, começa a preocupar o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescentes (ICCA), que tem registado um aumento de crianças na rua neste município.
Apesar da situação ainda não ser alarmante, o ICCA começa a notar um aumento de crianças na rua em Porto Novo, conforme constatou a presidente do ICCA, Maria Silva, que está de visita a Santo Antão, no quadro de uma missão conjunta com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para avaliar a situação das crianças em Santo Antão.
Esta quarta-feira, 30, num encontro com a edilidade porto-novense e com o comité municipal da defesa dos direitos das crianças, a questão das crianças na rua no Porto Novo foi debatida, e Maria Silva assegurou à imprensa que as instituições ligadas, directa ou indirectamente, a este problema vão ter “que trabalhar na prevenção”.
Este trabalho vai ser feito, segundo a mesma fonte, no quadro do plano de acção nacional de prevenção do abuso sexual de crianças que começa a ser implementador já a partir de Abril, com o co-financiamento da Unicef.
No caso do Porto Novo, este plano, que vai ser “brevemente” socializado com o comité municipal de defesa dos direitos das crianças, vai, sobretudo, atacar este problema de menores nas ruas, que, embora não seja “alarmante” começa a suscitar alguma preocupação, conforme o ICCA.
C/ Inforpress