PUB

Economia

Caso gasolina contaminada/Fogo: Enacol vai investigar o que terá acontecido

A gasolina, supostamente contaminada pelo gasóleo, comercializado no posto de venda de combustíveis da Enacol de São Filipe, Fogo, já foi retirada do depósito e substituída por outro produto, após alerta recebida, por consumidores da ilha, que se abasteceram durante o fim-de-semana. A Enacol já está apurar o que terá acontecido. 

O Gabinete de Imagem e Comunicação da Enacol confirmou, na terça-feira, 29, ter recebido o alerta da suposta contaminação da gasolina vendida, tendo a venda sido imediatamente suspensa, para retirada de toda a gasolina e colocação de novo produto, estando a venda e a normalidade retomada no posto de venda de combustíveis de Enacol.

A gasolina supostamente contaminada pelo gasóleo vai ser analisada pelos técnicos da empresa, para entender o que terá acontecido.

Enacol sem reclamações formais dos consumidores

Recorde-se que a nível da ilha são dezenas de condutores/proprietários de viaturas que se abasteceram durante o fim de semana, e de pescadores que compraram gasolina para os seus motores que reclamaram de dificuldades nas suas viaturas e nos seus motores.

Contudo, o Gabinete de Imagem e Comunicação da Enacol afirma que ainda não recebeu nenhuma queixa formal dos clientes da ilha que se     sentiram lesados, ou que tiveram prejuízos, sendo que a empresa diz estar aberta, caso venha a receber as reclamações, para as analisar, caso a caso.

Clientes prejudicados

Muitos condutores, perante dificuldades com arranque das suas viaturas e o não desenvolvimento dos veículos, procuraram oficinas mecânicas para tentar solucionar problemas.

Manuel Jesus de Pina, mais conhecido por Nenelo, que abasteceu a sua viatura no passado dia 26 de Março, disse ao A Nação que procurou um mecânico porque, horas depois, a viatura deixou de funcionar começou a expelir fumo preto, além de manchas de óleo a pingar, acrescentando que foi aconselhado a não utilizar a viatura, para não prejudicar a bomba injetora ou outra peça.

“Estamos à espera de alguma decisão da Enacol, se temos de mudar combustível, lavar o depósito ou outro procedimento. E isso já não é da nossa responsabilidade”, disse Nenelo, observando que não quer criar problemas e espera uma solução.

Também vários pescadores que adquiriram gasolina neste período estão com problemas nos seus motores e esperam a melhor decisão da empresa fornecedora em relação à reparação de eventuais prejuízos.

Um dos clientes, apurou a A Nação, já foi contactado pela Enacol, informando-o para proceder à troca de combustível, mas também garantiu que vai assumir as despesas com a limpeza do depósito da sua viatura.

Algumas das pessoas que se abastecem no posto de combustíveis de Enacol, em São Filipe, esperam não assim a não vir a ter outros problemas com as suas viaturas, na sequência da utilização da gasolina supostamente contaminada.

 Havendo problemas, os condutores e pescadores esperam que a empresa assuma as suas responsabilidades, evitando assim o recurso a meios judiciais para ultrapassar a situação, pois defendem que não são eles que têm de arcar com os prejuízos. 

Neste momento, o posto de venda da Enacol está a funcionar sem problemas, depois da substituição da gasolina supostamente contaminada.

PUB

PUB

PUB

To Top