Um único caso positivo da covid-19 foi diagnosticado este domingo, segundo comunicado do Ministério da Saúde. Igualmente, há uma recuperação a registar.
Foram analisadas um total de 146 amostras, tendo como resultado um novo caso, diagnosticado na ilha do Sal.
O recuperado, por sua vez, recebeu alta em São Vicente.
São agora 20 o número de casos activos em todo o país.
O país passa a contabilizar 20 casos ativos, 55475 casos recuperados, 401 óbitos, 43 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 55948 casos positivos acumulados.
Retrospectiva
O primeiro caso de COVID-19 em Cabo Verde aconteceu a 19 de Março de 2020, num inglês de 62 anos, que turistava na Ilha da Boa Vista.
Segunda-feira passada, 21 de Março, no tradicional balanço semanal com a Imprensa, o director Nacional da Saúde (DNS), Jorge Noel Barreto, remarcava que Cabo Verde estava há um mês sem registo de qualquer morte por COVID-19, registando, (na ocasião), uma Taxa de Vacinação de 65,8 por cento.
“A Pandemia ainda não terminou. Ainda temos um risco muito elevado do surgimento de variantes de preocupação, o que, dependendo das características de cada Variante, poderão ser mais violentas dos que já surgiram”, alertou Jorge Barreto, apelando, uma vez mais, para a importância da Vacinação e da Dose de Reforço (também chamada de Terceira Dose).
Ainda ele, a Taxa de Positividade mantinha-se estável (na segunda-feira), enquanto a Taxa de Incidência Acumulada (a Nível Nacional) situava-se nos cinco por cem mil habitantes.
Por via da Evolução Positiva, a partir de 21 de Março, a habitual Conferência do DNS com a Imprensa, para se fazer o Ponto de Situação sobre a COVID-19, passa a ser realizada quinzenalmente.