PUB

Política

São Vicente: Monteiro apela “a mais união” para uma UCID forte e capaz de servir Cabo Verde

No  seu Discurso de Abertura Oficial do XVIII Congresso da UCID (União Cabo-Verdiana Independente e Democrática), na noite desta sexta-feira,25,  António Monteiro, realçou a importância do Evento para o futuro do Partido e os desafios enfrentados enquanto Presidente deste Partido. Apelou, por outro lado, “a mais união da parte de todos”, para que possam resolver as preocupações da UCID e continuar a ajudar na Governação do País.

“O Congresso que estamos hoje a iniciar, com esta Abertura, poderá ser extremamente importante para aquilo que os fundadores, militantes e simpatizantes, os amigos e a População cabo-verdiana quiserem fazer da UCID. Se nós quisermos uma UCID forte capaz de ajudar na Governação do País, não fiquemos pelas desavenças, não fiquemos pela indiferença”, exortou Monteiro.

Ainda ele, mesmo não atingindo o patamar do Poder Político, para demonstrar a diferença deste Partido, comparado com os outros Partidos Políticos, o contributo da UCID, na esfera política, foi valioso, apesar dos altos e baixos.

“Quando digo que a UCID serviu, é porque durante todos estes anos de existência do Partido, sempre demos o contributo valioso com ideias e apontamos soluções. É claro que as ideias e soluções que apontamos, nós não tivemos a capacidade de os concretizar na prática, mas acabaram, posteriormente, por serem agarradas e postas em prática. O que queremos é termos a possibilidade de sermos e executarmos as nossas ideias e soluções para este País”, acrescentou.

Embora “não tenha conseguido chegar onde gostaria”, Monteiro espera que isto não sirva de travão aos Congressistas, até porque – segundo disse -, as últimas Eleições deram provas de que os cabo-verdianos estão a perder confiança nos outros Partidos.

Geraldo Almeida, por sua vez, reconheceu o papel de António Monteiro no crescimento da UCID e fez referência ao notório crescimento do Partido nas últimas Eleições.

“O crescimento que a UCID teve nos últimos 17 anos, foi devido à liderança de António Monteiro. Estou convencido que ninguém estaria mais habilitado do que ele, para levar a cabo esta tarefa”, sublinhou Almeida,

esperando que, no quadro deste Congresso, a UCID venha a apresentar as Linhas Gerais de uma possível Revisão da Constituição, com vista à melhoria da Vida Colectiva.

A Abertura do XVIII Congresso contou com as intervenções do Presidente-Cessante da UCID, António Monteiro; do Presidente do Conselho de Jurisdição dessa Formação Política, Geraldo Almeida; e pela vice-Presidente, Dora Pires.

Além dos congressistas, testemunharam, também, o começo do Evento, algumas individualidades, notadamente, o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

O Congresso começou na noite de sexta-feira, 25, e finda neste domingo, 27 de Março, em São Vicente, mais concretamente, na Academia de Música Jotamont.

Por: Louisiene  Lima

PUB

PUB

PUB

To Top