O Ministério da Saúde notificou, este sábado, mais dois casos positivos da COVID-19, num universo de 295 amostras analisadas.
Segundo o Boletim Epidemiológico diário, os novos casos foram encontrados na Cidade da Praia (na Ilha de Santiago), no marco de 150 análises feitas na Capital do País.
Desta forma, Cabo Verde passa a um total de 20 casos activos, sendo nove na Praia, três no Paul (em Santo Antão), três em São Vicente, quatro no Sal e um na Boa Vista.
No total, o Arquipélago passa a contabilizar 55 mil 474 casos recuperados; 401 óbitos (sendo 43 mortes, por outras causas); e nove transferidos; perfazendo um total de 55.947 casos positivos acumulados.
O primeiro caso de COVID-19 notificado em Cabo Verde aconteceu a 19 de Março de 2020, num inglês de 62 anos, que estava turistando na Ilha da Boa Vista.
Segunda-feira passada, 21 de Marco, no tradicional balanço semanal com a Imprensa, o director Nacional da Saúde (DNS), Jorge Noel Barreto, remarcava que Cabo Verde estava há um mês sem registo de qualquer morte por COVID-19, registando, (na ocasião), uma Taxa de Vacinação de 65,8 por cento.
“A Pandemia ainda não terminou. Ainda temos um risco muito elevado do surgimento de variantes de preocupação, o que, dependendo das características de cada Variante, poderão ser mais violentas dos que já surgiram”, alertou Jorge Barreto, apelando, uma vez mais, para a importância da Vacinação e da Dose de Reforço (também chamada de Terceira Dose).
Ainda ele, a Taxa de Positividade mantinha-se estável (na segunda-feira), enquanto a Taxa de Incidência Acumulada (a Nível Nacional) situava-se nos cinco por cem mil habitantes.
Por via da Evolução Positiva, a partir de 21 de Março, a habitual Conferência do DNS com a Imprensa, para se fazer o Ponto de Situação sobre a COVID-19, passa a ser realizada quinzenalmente.