O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, estará, entre hoje e sábado, 19, na região norte da ilha de Santiago, com um programa de inaugurações e visitas a projetos ligados ao sector agrário e outras obras. Santa Catarina recebe, na quinta-feira, pelas 15h30, o Conselho de Ministros Descentralizado.
Na manhã de hoje, o líder do Governo inaugura o sistema de adução de água, que abrange Rui Vaz, em São Domingos, e Ribeirão Galinha, no município de São Lourenço dos Órgãos, seguida da inauguração de Laboratórios no INIDA, às 10h30, em São Jorge.
O projecto de adução de água, financiado pelo Governo, no montante de mais de 88 mil contos, vai beneficiar as localidades de Rui Vaz (São Domingos), Gomiciana/Ribeirão Galinha, Cidade de João Teves e Órgãos Pequeno, totalizando cerca de 3.500 habitantes, segundo dados avançados pelo executivo.
“Esta infraestrutura de grande impacto vai permitir que a água dessalinizada da Praia chegue à São Lourenço dos Órgãos e assim compensar a diminuição do caudal dos furos existentes, libertar parte da água dos furos para agricultura, repor e aumentar a disponibilidade de água e desenvolver outros projetos complementares”, explica.
Já os três laboratórios a serem inaugurados, são financiados pelo Governo de Cabo Verde e pelo Fundo de Ajuda Alimentar de Japão, nomeadamente um laboratório de Bromatologia, enquadrado no Projeto de “melhoria da qualidade e certificação dos produtos agropecuários”, de quase 51 mil contos, um laboratório de Análise de Solos e o Laboratório de Análise Geoespacial, conjugados, e que vão permitir realizar análises químicas e físicas de solos, e analisar a espacialização da precipitação regional. Estes dois últimos representam um investimento de mais de 24 mil contos.
Biofábrica
Por último, o Laboratório/Biofábrica de produção de inimigos naturais, cujo investimento é de 6.274.990,00 CVE, com impactos no aumento para mais de 50% de controlo de pragas, na agricultura convencional convertida a 25% em agricultura orgânica; melhoria em 75% da qualidade de alimentos consumidos e da saúde pública; assim como na redução a 25% do volume de importação de Trichogramma.
Ainda na tarde de hoje o Primeiro-ministro desloca-se a Santa Cruz, onde visita a obra de requalificação do Centro Urbano de Pedra Badejo.
Na quarta-feira, ainda em Santa Cruz, será inaugurado a Sala de Serviços Prisionais e de Reinserção Social, para além de uma visita ao Sector de Saúde do Concelho.
Na parte de tarde, a comitiva segue para São Miguel, onde reúne-se com a autarquia local, visita a Obra de Requalificação da Orla Marítima da Cidade da Calheta, e preside à apresentação de investimentos no sector de Água em Santiago Norte.
Tarrafal
A agenda dedicada ao Tarrafal começa na quinta-feira, 17, com o encontro na Câmara Municipal, seguida da inauguração do Projeto Hidroagrícola de Achada Grande, e da apresentação do Plano Operacional do Turismo.
À tarde, o Primeiro-ministro chefia a sua Comitiva à Santa Catarina, onde realiza-se, às 15h30, em Assomada, o Conselho de Ministros Descentralizado.
Ainda nesse município, na sexta-feira, às 09h00, irá se encontrar com o Presidente da Câmara de Santa Catarina e a sua equipa, para depois seguir à Ribeira da Barca, onde inaugura os sistemas de dessalinização de água, um projecto orçado em 238.373.372$00CVE, e com a capacidade de produção de 1200m3/dia.
Na tarde do mesmo dia, a visita se estende à obra da Estrada de Chã de Tanque Palha Carga – Entre Picos de Reda – Lagoa.
No sábado, último dia do programa, visita o Centro Interpretativo dos Engenhos, a obra da Estrada Cruz de Pico – Boa Entradinha – Gil Bispo, e termina a sua agenda, às 11 horas, com um encontro com a Câmara Mundial de São Salvador do Mundo.