PUB

Economia

“Nos ferry Mar d ´Canal” começa a operar amanhã e promete fazer concorrência

O navio “Nos ferry Mar d´ Canal” começa a operar no trajeto São Vicente Santo Antão esta sexta-feira, 11, depois de dois anos de inatividade por imobilização técnica e, agora, após alguma polémica entre o armador e o Instituto Marítimo
Portuário – IMP. O navio vai fazer quatro viagens diárias. 

O armador Valdemiro Ferreira diz que o “IMP deu barraca ao nível da lei”, justificando que, de acordo com “o decreto lei 41/2019″, a companhia armadora atual tem dois anos para resolver os requisitos, pelo que o IMP fundamentou o cancelamento baseado no código marítimo de 2010. “Fizeram uma leitura errada da lei”, garantiu ontem em São Vicente à imprensa. Assim sendo, o navio começa a operar amanhã, sexta-feira,11.

Ferreira acrescenta ainda que “quando uma companhia está em inatividade por imobilização técnica, que foi o caso de Mar de Canal não tem obrigatoriedade de estar a navegar e nem de estar a cumprir o papel de transportadora e, pelo facto de já estarmos na linha, não há cancelamento nenhum”, esclarece.

Diferencial

O processo de remodelação, diz, decorreu em várias fases, desde casco, área de passageiros e motores, sendo que agora para além do espaço físico e ambiente “acolhedor do barco” o mesmo explica que “podemos contar com um serviço de qualidade”.

É neste sentido que Ferreira apela a mais estima dos cabo-verdianos, uma vez que, como afirma, “nós cabo-verdianos temos agora um barco nacional a operar no trajeto São – Vicente/Santo Antão”.

No momento da apresentação do barco à imprensa, Ferreira aproveitou para enviar recados.

“Mar de Canal tem um salão que nenhum barco teve anteriormente, vamos proporcionar um melhor serviço, o barco já não pertence a espanhóis, mas sim a cabo-verdianos. Agora o barco é nosso e por ser nosso, devia merecer mais carinho dos cabo-verdianos, mas, infelizmente, há pessoas colocadas em algumas repartições do Estado que não têm essa percepção e esquecem que estão a servir o estado de Cabo Verde e não amigos”, adverte.

Capacidade

O barco tem capacidade para 450 passageiros e 42 viaturas a bordo, e, relativamente ao preço dos bilhetes, Ferreira garante que serão acessíveis e
podem ser adquiridos através da plataforma online da empresa.

“Eu envolvi-me neste projeto porque Mar de Canal está aqui para ajudar, para que todos tenham uma vida equilibrada, assim sendo, a concorrência é fundamental e Mar de Canal está aqui para isso “ diz.

Programação

A primeira viagem será realizada no horário das 07h00, com uma programação de 4 viagens por dia, sendo uma à noite com partida às 19h de São Vicente /Santo Antão e Regresso às 21h, dando assim a possibilidade dos passageiros regressarem sem “correria” Ferreira diz-se satisfeito com o regresso do navio ao mar, apesar de inicialmente as expectativas terem sido mais altas do que agora, devido aos obstáculos.

“Já estamos há dois anos neste empreendimento e foi desgastante, inicialmente tinha muitas expectativas mas, perante tantas dificuldades que
foram surgindo, a expectativa foi caindo, mas estou satisfeito”, finaliza.

Louisiene Lima

Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top