Os Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde realizam a partir deste domingo,13, um conjunto de actividades para celebrar os 75 anos da chegada dos primeiros padres missionários Capuchinhos italianos em Cabo Verde. A programação estende-se até meados de Outubro.
No primeiro dia de celebração, 13 de março, os Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde pretendem abrir o ano jubilar na ilha do Fogo com a celebração da eucaristia no polivalente de São Lourenço.
O arranque das comemorações será presidido pelo frei Matias Silva, custódio da Ordem em Cabo Verde.
Faz ainda parte da agenda, uma exposição fotográfica e uma encenação que relembra as marcas deixadas pelos missionários capuchinhos na ilha, seguida de almoço de confraternização e de uma série de actividades como conferências e testemunhos de pessoas que viveram com os primeiros capuchinhos.
A ilha do Fogo receberá, por altura da festa de São Francisco de Assis, 4 de Outubro, a celebração de encerramento do ano jubilar, no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, que contará com a presença de todos os frades capuchinhos residentes em Cabo Verde.
Os primeiros padres missionários Capuchinhos italianos chegaram à ilha do Fogo a 23 de Julho de 1947 e hoje estão presentes nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Santiago, Fogo e Brava.
C/Inforpress
*foto tirada antes da pandemia