O Real Sociedade, equipa de Fernando Pó, localidade da ilha de São Vicente, já tem a sua escola de formação de guarda-redes. A ideia surge através de Fredson do Rosário, presidente do clube, em “cooperação” com o guarda-redes Edivaldo Rodrigues.
“Oprojecto ‘escola de formação de guarda-redes’ surge depois de observarmos que nenhuma outra equipa estava preocupada em colmatar esta lacuna, há muito existente nos clubes de futebol em São Vicente”, disse Fredson do Rosário, presidente do Real Sociedade, ao A NAÇÃO.
O projecto está a ser implementado em cooperação com o guarda-redes Edivaldo Rodrigues.
Fredson do Rosário acrescenta que, com o dinamismo que a escola tem vindo a alcançar, muitas são as crianças que querem enveredar para esta opção a nível do futebol. “De momento contamos com 18 candidatos a guarda-redes, com idade compreendida entre os 8 e os 15 anos; no grupo constam duas meninas, uma das quais com apenas 13 anos”.
Por seu lado, o guarda-redes e monitor da escola, Ron Lenox, salienta que trabalhar com crianças é um desafio grande e estimulante. “Os pais estão a confiar-nos os seus filhos e no treino acabamos por ser, na prática, os encarregados de educação dessas crianças e adolescentes, já que estão sob a nossa responsabilidade”.
Proveito
A melhor forma de tirar proveito de cada criança começa pelo respeito mútuo, defende Ron Lenox. “Normalmente, não sabemos como é vida de cada um dos nossos discípulos na respectiva família, por isso tentamos, sempre, ter uma conversa individualizada para perceber um pouco do quotidiano de cada criança que temos aqui a treinar e a praticar futebol connosco”.
No plano de treinos, segundo aquele monitor, tem-se em consideração vários aspectos da vida dos seus educandos, e nisso não falta o problema da alimentação adequada antes de cada treino.
“Como guarda-redes é bastante gratificante poder transmitir o que sei. Além disso, uma escola de guarda-redes era algo que São Vicente há muito precisava. Pessoalmente cheguei a pensar em criar a minha escola de guarda-redes, agora, com esta iniciativa do Real Sociedade, estou a realizar o sonho de transmitir a experiência que adquiri nas equipas por que andei”, sublinha Ron Lenox.
A escola de guarda-redes Real Sociedade Edivaldo Rodrigues situa-se em Fernando Pó. Criada há oito meses conta actualmente com 18 praticantes, entre 8 e 15 anos, com o trabalho a cargo de quatro monitores.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 753, de 03 de Fevereiro de 2022