O navio “Mar d’Canal” fará a primeira viagem, após remodelação profunda, provavelmente na próxima sexta-feira. O sócio maioritário, Valdemiro Ferreira “Vlu”, garante estar tudo a postos para a viagem inaugural, após receber o certificado de navegabilidades do IMP.
O “Nos Ferry Mar d’Canal”, como passa a ser chamado, entra em funcionamento após uma remodelação completa, orçada em mais de três milhões de dólares.
Os sócios garantem que o navio vai prestar um serviço de mais qualidade no percurso São Vicente- Porto Novo, por possuir “qualidade de cruzeiro”.
Inauguração
A viagem inaugural está prevista para a próxima sexta-feira, estando os sócios a concertar com as entidades, governamentais e outras, que devem participar da inauguração a acontecer, “provavelmente”, na quinta-feira, 10.
Logo no dia seguinte, o navio, que esteve inoperacional desde 2019, fará a viagem inaugural e com todos os procedimentos legais cumpridos, depois de ter recebido na passada sexta-feira, 04, o certificado de navegabilidade passado pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP).
Para isso, Vlu espera contar com o apoio de 19 tripulantes, entre efectivos e estagiários, para prestar muito mais serviços e transportando cerca de 450 passageiros e cerca de 40 viaturas.
Contudo, o retorno do navio coincide com o momento em que o preço dos combustíveis tem aumentado com frequência. Mas neste sentido, Vlu disse não estar muito preocupado com isso porque o Mar d´Canal, como diz, é um navio com “nível de consumo de combustível baixíssimo”.
C/ inforpress