Júlio Lopes, autarca do Sal avança que está em curso a dinamização da direcção de receitas de administração fiscal da Câmara, para que se possa ter mais recursos para fazer face às realizações que se deseja no município, e que “exigem montantes importantes”. Nesse contexto, exorta os munícipes devedores a pagarem os seus impostos.
“Essa administração (fiscal) é só para receitas, à procura de dinheiro para podermos cumprir os objectivos. E as pessoas têm que compreender, têm que pagar os seus impostos, IUP, as taxas de lixos, licenciamentos (…) para que a câmara, de facto, possa avançar com as suas obrigações, que é servir a comunidade”, explicou, citado pela Inforpress.
Mas, antes disso, o autarca afirmou que a câmara vai fazer uma campanha de sensibilização e lá onde for necessária “alguma dureza”, agirá em conformidade, dada a necessidade de todos cumprirem com as suas obrigações.
“Para que se possa ter mais recursos para fazer face às realizações que se deseja, e que exigem montantes importantes”, elucidou.
“Há muita gente que tira partido através das suas actividades económicas ou outras, e não quer pagar aquilo que deve. Muita gente se esquece que tem que devolver uma parte do que ganha à comunidade. Tudo é património de Cabo Verde. Usufruir deste património para ganhar dinheiro também tem que dar a sua parte, tanto a nível nacional como a nível de cada município”, defendeu.
Dificuldades
O autarca salense admitiu que todas as câmaras estão a enfrentar dificuldades financeiras, e a precisar de mais recursos, pelo que têm que partir por esta via à procura de dinheiro para poder concretizar os seus objectivos, e servir a população.
“E nós aqui na Câmara do Sal, sem essa parte de receitas não é possível implementarmos o nosso plano de actividades”, concluiu, esclarecendo que há obras do Governo, e obras que a câmara faz, porém, destacou, “boa parte” delas é financiada pelo que Governo.
“O importante agora é dinamizar a actividade económica, os investimentos públicos para podermos gerar mais rendimentos para a economia local. Demos muita esperança às pessoas do Sal, e esta nova dinâmica trouxe e vai continuar a trazer mais bem-estar para a população da ilha do Sal”, finalizou.
C/Inforpress