O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, destacou, esta quinta-feira, “importantes” afinidades históricas e culturais que têm evoluído de forma dinâmica, ao longo dos anos, na relação entre Cabo Verde e Portugal.
Uma evolução que, segundo uma publicação do chefe do Governo de Cabo Verde, tem acontecido de acordo com as estratégias, objectivos e prioridades de desenvolvimento de ambos os países.
Na mesma publicação, Ulisses Correia e Silva avançou, também, que recebe em Cabo Verde, o seu homólogo português, António Costa, no próximo domingo, dia 6, para a realização de mais uma Cimeira Bilateral entre os dois países.
“Presidiremos, no dia 7 de Março, a VI Cimeira Cabo Verde – Portugal, empenhados em cooperar, de forma a consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em curso em Cabo Verde, e em resposta às necessidades de capacitação institucional na redução da pobreza e no combate às desigualdades, na melhoria da educação e desenvolvimento de competências de jovens, na melhoria dos cuidados de saúde, no reforço da segurança interna, na promoção da coesão social, entre outras sectores que fazem parte do Programa Estratégico de Cooperação”, escreveu.
Plenária
Durante a cimeira entre os dois países, além de um encontro entre António Costa e o seu homólogo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, haverá uma reunião plenária.
No final dessa reunião plenária, de acordo com o Governo português, serão assinados diversos instrumentos de cooperação no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação com Cabo Verde.
Na agenda de António Costa está ainda previsto um encontro com o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e uma visita à Escola Portuguesa de Cabo Verde.
C/ Inforpress