O Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e da Direção Nacional da Saúde (DNS), lançou nesta sexta-feira,25, a iniciativa “2022 Ano da Segurança Sanitária” e validação do Manual Nacional de Biossegurança.
O atelier para a apresentação destes projectos aconteceu no Hotel Pérola, cidade da Praia, presidido pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
O evento no âmbito da “Iniciativa do Ano” visa “fortalecer as respostas aos principais desafios de Saúde Pública em Cabo Verde”, segundo nota de imprensa do INSP.
“2022 – Ano da Segurança Sanitária” tem como lema “Segurança Sanitária: um compromisso de todos – nha seguransa, bu seguransa”, destacando que “as emergências em saúde pública representam uma importante causa de morbilidade e mortalidade em todo o mundo e especialmente nos pequenos países insulares, como é o caso de Cabo Verde, onde o fenómeno da globalização associado a mudanças climáticas vêm alterando aos poucos, o panorama sanitário”.
De salientar que a iniciativa “Ano da Segurança Sanitária” foi pensada na perspetiva de desenvolver ações coordenadas com foco na abordagem “Uma Só Saúde”, fortalecendo a capacidade de resposta a eventos de saúde pública no país.
A sessão de apresentação do projecto contou ainda com a validação do Manual Nacional de Biossegurança.