Estão abertas, até Dezembro de 2022, as candidaturas para o projeto Nexo Energia-Água, que apoia, com financiamento ou com suporte técnico, projectos de energia sustentável para a produção de água em Cabo Verde. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial de Cabo Verde (ONUDI-CV) e do Ministério da Indústria, Comércio e Energia.
Conforme anunciou a ONUDI-CV na sua página do facebook, podem concorrer para o financiamento projetos de natureza público/privado, ligados à produção de água e energia proveniente de fontes renováveis.
O projeto Nexo Energia-Água poderá apoiar projetos de demonstração de Energias Renováveis e Eficiência Energética, em sistemas de bombagens, tratamento ou dessalinização da água, através de atribuição de suporte técnico/ financeiro, de até 30% do custo de implementação.
O prazo limite para a apresentação de candidatura é até o dia 31 de dezembro de 2022.
Para mais informações, os interessados devem consultar “ONUDI – Cabo Verde” nas redes sociais ou ainda GEF e Ministério da Indústria, Comércio e Energia.
O projeto “GEF 6 Nexo Energia-Água” promovido pelo Governo, através dos Ministérios da Indústria, Comércio e Energia e do Ambiente e da Agricultura, visa catalisar o uso comercial das tecnologias Energias Renováveis (ER) e Eficiência Energética (EE) em sistema de dessalinização da água do mar para água potável e para bombagem de água ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento de empresas de serviço energético.