O Presidente da República, José Maria Neves, mostrou-se “muito preocupado” com o ataque Russo à Ucrânia, e apelou à paz, tendo em conta as “consequências incalculáveis” para a humanidade.
“Muito preocupado com o que se passa na Ucrânia. Esta guerra terá consequências incalculáveis para a Humanidade. O mundo, altamente devastado pela pandemia da covid-19, arcará doravante com os custos económicos e sociais, difíceis de medir, mas com certeza catastróficos, de uma guerra sem sentido”, escreveu o chefe de Estado na sua página de Facebook.
O chefe de Estado salienta que Cabo Verde tem defendido sempre, em todas as circunstâncias, o respeito pelo direito internacional, o diálogo, a paz e a solução negociada dos conflitos.
“Mesmo em momentos difíceis e complexos como este, continuamos a apelar para que se dê chance à liberdade e à paz”, acrescentou.
Só nesta manhã, cerca de 40 militares ucranianos ficaram feridos nos bombardeios e estima-se que mais de uma dezena de civis estejam feridos.
As imagens de devastação dos primeiros ataques perpetrados pela Rússia à Ucrânia estão a correr mundo, recebendo condenação de vários governos, apelando à paz.