PUB

Desporto

Sal: Campeonato do mundo de Windsurf arranca hoje com 32 atletas, incluindo Josh Angulo

Josh Angulo

Arranca hoje, na Pronta Preta, no Sal, a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022, com 32 atletas em competição na modalidade “wave”. 

O lançamento oficial aconteceu ontem, na presença do ministro do mar Abraão Vicente, do presidente da Câmara do Sal e do presidente do Instituto do Turismo.

O circuito vai ser disputado na modalidade de “wave”, como avança Josh Ângulo, antigo campeão do mundo de windsurf que, depois de representar os EUA, país de origem, decidiu competir por Cabo Verde, arquipélago que o adoptou e pelo qual conquistou o seu último título, campeão do Mundo de 2009, com a bandeira de Cabo Verde.

Esta é a 5ª vez que Cabo Verde vai receber o Campeonato do Mundo de windsurf, sendo que a etapa de 2022 vai contar com 32 windsurfistas em representação de Espanha, Alemanha, França, Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil, Japão, China, Inglaterra e Cabo Verde.

Abraão Vicente disse, no lançamento, considerar uma “bênção” receber, neste momento de retoma, a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022.

“É uma bênção, neste momento de retoma, termos essa publicidade a nível internacional. Ter um circuito de windsurf em Cabo Verde significa que temos todas as grandes operadoras desta actividade de elite com os olhos apontados para a ilha do Sal, a promover a ilha como destino”, destacou, citado pela Inforpress.

O mesmo realçou a importância de se aproveitar a oportunidade.

“Portanto, para a retoma turística, para o marketing e para o branding (marca) territorial da ilha do Sal e Cabo Verde, é fundamental que não só aconteça este ano, mas tenhamos a capacidade de agarrar a oportunidade para tornar Cabo Verde um ponto de passagem com alta probabilidade de acontecer todos os anos”.

O governante aproveitou o momento para apelar ao envolvimento dos operadores turísticos, já que são eles, conforme sublinhou, quem ganha mais com a realização desses eventos, que geram mais valia para o país e para a ilha. 

“Quem ganha mais são os restaurantes, as unidades hoteleiras… É o turismo e a marca Cabo Verde. Portanto, é preciso haver uma sinergia para que durante o ano tenhamos mais financiamento e mais apoio por parte do sector privado”. 

Regresso de Josh Angulo

Esse responsável pela tutela do mar, enalteceu ainda o facto de Josh Angulo ir outra vez a competir, apesar da sua retirada há algum tempo, o que na sua óptica mostra “mais uma vez, o engajamento do atleta” com a marca Cabo Verde. O lançamento oficial da competição aconteceu inclusive no espaço de Josh Angulo, em Santa Maria. 

Nesse sentido, o governante apelou aos cabo-verdianos para aprenderem a praticar a modalidade, para que sempre que passe uma etapa em Cabo Verde se tenha, de facto, cabo-verdianos a competir ao mais alto nível.

“Não fosse ele a participar não teríamos um nome”, admitiu, encarando o desafio da formação como um elemento fundamental, de modo a introduzir no circuito internacional outros jovens atletas para que esse circuito, conforme sublinhou, não tenha apenas Cabo Verde como lugar, mas também jovens cabo-verdianos a competir ao mais alto nível, como já acontece no kite surf.

Já o autarca do Sal, Júlio Lopes,  reconheceu também que esta é uma grande oportunidade, “praticamente gratuita”, de publicitar o nome de Cabo Verde a nível mundial.

“A prioridade do Governo tem que ser no marketing e na promoção, e utilizar estes meios, os grandes eventos, designadamente o Campeonato Mundial de Windsurf, para promover ainda mais o Sal e Cabo Verde”, defendeu.

A primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf – 2022 SOMWR 10X Cabo Verde PWA World Cup – na praia de Ponta Preta, cidade de Santa Maria, é organizada pela Professional Windsurfers Association (PWA) e co-organizada pelo Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Turismo de Cabo Verde, (ITCV), contando como apoio de várias empresas, do sector privado e do sector empresarial público.

O Campeonato do Mundo de Windsurf 2022, na praia de Ponta Preta, vai até 28 deste mês.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top