O SITTHUR acusa o Governo de sonegar informações de interesse público e exigiu a disponibilização urgente dos dados sobre o processo de concessão da ASA e Enapor e privatização da Cabo Verde Handling.
O presidente do Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), Carlos Lopes, disse que o referido sindicato e os trabalhadores das referidas empresas estão muito preocupados com a falta de informação sobre o processo.
“Este processo está a ser conduzido em total sigilo e não querem dar informações. Estamos a prepararmo-nos seriamente porque os trabalhadores não querem ser apanhados desprevenidos. O Governo devia colocar as informações do processo à disposição dos interessados”, asseverou, afirmando que o segredo à volta de uma matéria “tão importante” e que virá ter um impacto profundo na vida das empresas e dos trabalhadores não se justifica.
Recusa
Carlos Lopes estranhou o facto de o Governo ter anunciado a assinatura para breve dos contratos de concessão dos portos e aeroportos do país e a privatização da Cabo Verde Handling, quando, realçou, o mesmo vem recusando disponibilizar informações relacionadas à concessão e privatização das empresas em causa.
“Desde Dezembro do ano passado que temos vindo a insistir para sermos recebidos pela Unidade de Apoio ao Sector Empresarial do Estado (UASE), que funciona no Ministério das Finanças, no sentido de obtenção de informações sobre o processo de concessão dos aeroportos e portos do País, bem como o processo de privatização da Cabo Verde Handling e nenhuma satisfação nos foi dada até esta data”, disse.
Para o sindicato, prosseguiu, esta conduta do Governo representa a sonegação de informação não só de interesse público como também dos sindicatos e os trabalhadores, tendo referido que o diálogo social deve funcionar com base no respeito de todas as partes envolvidas no processo e não só quando o assunto interessa ao Governo.