A Câmara Municipal de Santa Catarina, interior de Santiago, assinou, esta quarta-feira, 16, um contrato de prestação de serviços com o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação – NOSi, no âmbito de processo de aceleração da transição digital no município.
O contrato foi assinado esta manhã, pelo presidente do Conselho de Administração do NOSi, Carlos Tavares Pina, e pela presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, nas instalações do Data Center, em Achada Grande Frente.
Trata-se, segundo o NOSi, de um momento importante nas relações com a CMSCST, uma vez que clarifica os termos de parceria, cria e garante as condições para acelerar o processo de transição digital do município.
Com este avanço, considera, os serviços públicos serão prestados de forma célere, transparente e, sobretudo, online, para além de melhorar a competitividade de empresas locais.
Melhor gestão e melhores respostas
Do lado da autarquia santa-catarinense, a presidente indicou que o município pretende implementar algumas medidas para ajudar na gestão administrativa.
“Essas ferramentas que o NOSi vai colocar à nossa disposição vão-nos ajudar a ter mais controlo na gestão de documentos e ter mais capacidade de resposta para os nossos munícipes, quer residentes, bem como para os que estão na diáspora”, explicou Jassira Monteiro.
Este acordo contempla a prestação de serviço nas áreas de conectividade, autenticação e segurança, correio electrónico, exchange online, automação de escritório, designado por office automation, alojamento e manutenção do SIM e de webhosting pro+.
De referir que o NOSi já assinou acordos similares com 11 dos 22 municípios de Cabo Verde, através de um processo que vem desde 2016, aquando da alteração modelo de negócio com o NOSi.