Os atletas individuais vão passar a contar com uma linha de apoio à retoma das atividades desportivas individuais, anunciou o administrador do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
Graciano Sena admitiu que os atletas individuais, normalmente, não se enquadram nos clubes para beneficiarem de um conjunto de condições para a prática das suas modalidades e que “ficam desamparados”, pelo que este programa vai permitir beneficiar as associações destas modalidades individuais de um apoio financeiro “bastante generoso”.
Programa
Esta linha, segundo a mesma fonte, apoia directamente os atletas num conjunto de acções, nomeadamente organizações de torneios para inícios da época, campeonatos nacionais, enquadrados nos fundos perdidos.
“Este grande problema”, reconheceu, leva a que atletas de modalidades como o boxe, o judo, o atletismo, entre outras, fiquem sem apoios em termos de equipamentos, de materiais didáticos para a prática desportiva e de um enquadramento para o treino, designadamente um treinador capacitado para ministrar os treinos diários e gerir as participações em provas oficiais.
Este apoio aos atletas individuais está à margem de outros apoios que poderão surgir a nível de materiais didáticos para a prática destas modalidades desportivas individuais, pois, entende que estas modalidades desportivas podem ser mais abrangentes para Cabo Verde, por terem grandes chances de entrarem nos quadros de medalhas, muito mais do que qualquer outra modalidade desportiva individual.
C/ inforpress