O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), em parceria com o Projeto Bio-Tur, do Ministério do Ambiente, realiza, a partir da segunda-feira, uma formação de consultores para o esquema de Certificação em Sustentabilidade para Alojamentos e Operadores turísticos, nas ilhas de São Vicente e Santiago.
Em Mindelo, a formação decorre entre 14 e 16 de fevereiro, enquanto que, na Praia, está agendada para acontecer entre 21 a 25 do corrente, tendo por objectivo capacitar consultores de forma a criar as condições para implementação do referido Esquema.
“O objeto é desenvolver a implementação de programas de certificação em sustentabilidade para alojamentos, operadores e destinos turísticos”, baseados nos critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e visam “trabalhar as vertentes sociais, ambientais e económicas de forma a promover e integrar as melhorar práticas de sustentabilidade para alojamentos, operadores e destinos turísticos”.
De relembrar que o IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual é a entidade responsável pela gestão do Sistema Nacional da Qualidade de Cabo Verde (SNQC), sendo um dos seus pilares a avaliação da conformidade que integra a certificação.
O Projeto Bio-tur é cofinanciado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) é o dono do projeto e a Direção Nacional do Ambiente, o responsável pela execução e facilitação do projeto e dos procedimentos operacionais junto do PNUD e dos co-financiadores.
A abertura oficial, segundo nota enviada à imprensa, acontece na cidade do Mindelo e conta com a presença da administradora executiva do IGQPI, Joana Flor, ficando o encerramento marcado para o dia 25, na Cidade da Praia.