PUB

Sociedade

Dia Mundial da Rádio: o órgão de proximidade 

Comemora-se hoje, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio, data escolhida pela UNESCO, em homenagem à primeira transmissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946, realizada para 6 países. A rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados e mais acessíveis no mundo, tido como o meio de proximidade, pela ligação que estabelece com os seus ouvintes. 

O dia, que tem como objetivo homenagear as emissoras, os comunicadores e seus ouvintes, este ano é celebrado com o tema “Rádio e Confiança”, ressaltando a importância do rádio como um dos meios mais confiáveis e utilizados no mundo.

Em diversas pesquisas, aponta a UNESCO, a rádio é apontada como o meio que possui maior credibilidade pela população, uma vez que a proximidade das emissoras e comunicadores na transmissão da informação de forma instantânea cria um vínculo direto com o ouvinte.

Um acaso que se tornou em paixão

Para Lourdes Fortes, jornalista da Rádio Morabeza, em São Vicente, trabalhar na rádio não foi uma escolha, no primeiro momento, mas acabou por se converter numa grande paixão.

“Tive uma oportunidade de emprego e aceitei. A paixão pela rádio surgiu depois, à medida que fui conhecendo o meio, o impacto que tem na vida das pessoas, a sua versatilidade e capacidade de adaptação”, explica a jornalista.

O principal elemento definidor da rádio é, segundo diz, a proximidade que consegue criar com o seu público.

“Apesar de ser um meio que comunica para centenas, milhares de pessoas, não deixa de estar perto das pessoas, cada pessoa vive a rádio à sua maneira”, descreve a também voz do programa “O G da Questão”, em co-autoria com a antropóloga Celeste Fortes, e com estreia  marcada para a próxima semana.

Uma paixão de infância

Para o radialista Adilson Ramos, uma das vozes do programa Frequência do Amor, da Rádio de Cabo Verde, a rádio é uma paixão que alimenta desde criança.

“Sentava-me ao pé da rádio e ficava a imaginar as pessoas que estavam a falar”, diz Ady Ramos, que trabalha na delegação da ilha do Sal há mais de 20 anos e para o qual o melhor da rádio é conhecer pessoas, fazer muitas amizades com os ouvintes e artistas.

O Dia Mundial do Rádio, proclamado pelas Nações Unidas, tem por objectivo conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras.

Neste ano, o tema da 13ª edição do Dia Mundial do Rádio é “Rádio e Confiança”, ressaltando a importância do rádio como um dos meios mais confiáveis e utilizados no mundo. 

PUB

PUB

PUB

To Top