Um juiz canadiano determinou que os manifestantes terminem com o Bloqueio à Circulação na Ponte Ambassador, eixo comercial fundamental que liga Ontário e a Cidade Norte-Americana de Detroit, que afectou a Indústria Automóvel nos dois Países.
A contestação às restrições de combate à Pandemia de COVID-19, no Canadá – lembra jn.pt -, que se estendem contra o Primeiro-Ministro (PM), Justin Trudeau, e o Partido Liberal, que lidera o Governo, afectavam, há cinco dias, esta ligação que representa mais de 25 por cento dos bens exportados entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá.
O presidente do Supremo Tribunal de Ontário, Geoffrey Morawetz, disse, durante uma Audiência Virtual, que a Ordem para que os manifestantes terminassem com o bloqueio entraria em vigor às 19H00 [23:00 de sexta-feira, 11, em Cabo Verde], embora não tenha ficado claro quando, e se, as Forças Policiais vão ser enviadas para terminar com o Protesto.
A Polícia de Windsor já alertou os manifestantes que estão naquele Bloqueio, que podem ser detidos e os seus veículos apreendidos.
A Audiência, que durou mais de quatro horas e meia, surgiu a pedido da Cidade de Windsor e representantes das Indústrias de Peças de Automóveis, que defenderam que o Bloqueio estava a causar danos económicos para a Cidade e Região.
Os manifestantes, muitos destes camionistas, argumentaram que a Ordem interrompe o seu Direito ao Protesto Pacífico contra a Vacinação Obrigatória, que os impede de trabalhar (em caso de não Vacinação).
Histórico
Desde segunda-feira, 7, que esta ligação entre Windsor e Detroit está a paralisada.
O PM da Província de Ontário, epicentro da Contestação às restrições de Combate à Pandemia de COVID-19 no Canadá, decretou, esta sexta-feira, o Estado de Emergência, devido às manifestações “ilegais” que ali decorrem há duas semanas.
O Centro de Otava, a Capital Federal Canadiana, situada em Ontário, está paralisado há duas semanas por manifestantes que exigem a retirada de todas as medidas de combate à Pandemia e se recusam a abandonar a Zona.
A Decisão Judicial sobre o Bloqueio à Ponte Ambassador surgiu num dia de desenvolvimentos rápidos, em que os manifestantes receberam apoio de figuras da direita nos EUA, incluindo Donald Trump.
O Gabinete do PM Justin Trudeau considerou a Decisão Judicial “responsável e necessária”, acrescentando que o governante manteve uma conversa com o Presidente dos EUA, Joe Biden.
Na quinta-feira, os Estados Unidos ofereceram ajuda ao Canadá, para acabar com o Bloqueio das passagens na Fronteira por manifestantes.