O Centro Cultural Português, na Praia, acolhe na próxima sexta-feira, 18, a apresentação da obra poética “O Invisível do Voo” da autoria de José Paulo Santos, que conta com o prefácio de Jorge Carlos Fonseca.
O livro, sob a chancela da Editorial Novembro, vai ser apresentado pela escritora cabo-verdiana Vera Duarte, pelas 18 horas.
“O Invisível do Voo” é um livro de poesia que “convida o leitor a acompanhar as aventuras e desventuras do tempo que temos e da capacidade de olhar e desvendar, a do poeta e a nossa”, deixa saber a sua sinopse.
A obra que conta com 80 poemas tem o prefácio do escritor e ex-presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que convida cada um dos leitores a “embarcar nesta aventura que é sempre acompanhar o sujeito poético nas venturas e desventuras do tempo (real e psicológico) que nos tocou viver. E esta é uma aventura da qual saímos sempre enriquecidos e diferentes, ao menos por nos confrontarmos com um diverso olhar”.
“O Invisível do Voo” teve a sua primeira apresentação em dezembro de 2021, em Aveiro, Portugal.
Sobre o autor
José Paulo Santos é poeta, professor e formador, nascido em Sever do Vouga em Portugal. Actualmente vive em Cabo Verde, ilha de Santiago.
Professor de Língua e Cultura Portuguesas e Francesas pela Universidade de Aveiro, lecionou no Ensino Secundário e na Universidade de Lisboa e no Instituto de Línguas de Tunes.
Possui várias pós- graduações e iniciou o seu doutoramento na área das Tecnologias Educativas.
Em 2017 publicou o livro de poesia “Aldeias em Mim”, para além de vários poemas em Antologias, entre eles, “Terra, Uma Poética de Nós”, que inclui poemas de Mia Couto, Boaventura de Sousa Santos, entre outros.
Representou Portugal no Festival International de Poésie de Sidi Bou Said, na Tunísia, em 2018, e está presente no Festival de Poesia de Lisboa, em 2021.