PUB

Cultura

Prémio Nacional de Publicidade com 74 concorrentes

Ao todo, são 74 trabalhos de diferentes agências, produtoras, gráficas, criativos e universitários que concorrem à 5ª edição do Prémio Nacional de Publicidade (PNP), com gala prevista para o próximo dia 18 de Março.

A organização e o júri do PNP reuniram-se oficialmente pela primeira vez, nesta segunda-feira,7, para conhecer os trabalhos concorrentes ao prémio, submetidos entre 1 e 31 de janeiro.

Segundo a directora do evento, Maria Martins, espera-se nesta edição, “uma maior competitividade a nível das diferentes categorias do prémio e, particularmente, da quantidade do trabalho que entrou para o concurso”.

Maria Martins avançou que foram 74 trabalhos, o que significa um crescimento de cerca de 81% em relação à edição anterior, considerando que “este número demonstra o reforço da confiança no projecto”.

Esse aumento significa ainda, segundo a mesma, mais responsabilidades, tendo em conta a “grande adesão” ao Prémio Nacional de Publicidade, assim como da parte dos jurados que terão “muito trabalho” para analisar e avaliar todos os trabalhos submetidos.

Várias categorias do prémio

A 4ª edição do PNP, segundo a organização, foi marcada por uma “forte competitividade” nas várias categorias do prémio, traduzindo-se num aumento de 71% dos trabalhos a concurso em relação à edição anterior.

Nesta edição especial, para além da Rosana Almeida como presidente do Júri, fazem parte do coro de jurados o professor Salif Silva, o publicitário brasileiro Eric Marçal, a realizadora de cinema Samira Vera-Cruz e a designer Jennifer Brazão, em representação do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Os trabalhos concorrentes ao PNP são das áreas da televisão, rádio, print (jornal/revista/poster/folheto/billboard), internet, branding, branding activation e peças publicitárias criadas por estudantes universitários em Cabo Verde.

Devido à situação de pandemia da covid-19, que impediu a realização da gala de premiação do Prémio Nacional de Publicidade de 2019 e também de 2020, a EME – Marketing e Eventos, promotora do prémio, alargou a inscrição tanto aos trabalhos comprovadamente criados, produzidos e divulgados em 2021, como também aos de 2020.

O PNP reconhece desde 2017, os melhores trabalhos publicitários, sendo que na óptica da promotora, a primeira edição conquistou o público pelo seu cariz inédito, a segunda posicionou-se como um evento de referência e a terceira trouxe inovações e premiou os melhores, num total de 24 trabalhos concorrentes de oito empresas de marketing e publicidade, agências estrangeiras, produtoras e criativos nacionais.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top