Mais de dez pessoas já morreram e perto de 50 mil estão deslocadas na Ilha de Madagáscar, depois da passagem do Ciclone “Batsirai”. ciclone “Batsirai”. A Tempestade já chegou ao Canal de Moçambique, País Lusófono da África Oriental.
Chuvas fortes, ventos que atingiram os 235 quilómetros/ hora e ondas gigantes – descreve o portal pt.euronews.com -, fustigaram a Cidade de Mananjary, no Sudeste de Madagáscar – País da África Oriental. Há registo de aldeias destruídas, praticamente, na totalidade.
A directora Nacional (do Madagáscar) para o Programa Alimentar Mundial (PAM) conta que muitos dos abrigos onde estão os habitantes da Ilha ficaram destruídos.
Não há electricidade nem água potável em algumas Vilas. É a segunda Tempestade mortal a atingir o País em duas semanas, depois de “Ana” tirar a vida a 55 pessoas.
O Ciclone “Batsirai” já chegou ao Canal de Moçambique, mas, de acordo com os especialistas, a Tempestade já perdeu força e não fará grandes estragos na Costa daquele País Lusófono, banhado pelo Oceano Índico.
Antes, o Ciclone “Batsirai” provocou, pelo menos, 12 feridos na Ilha da Reunião.