O artista Djam Neguin lança hoje, sexta-feira, 4, o videoclipe do mais recente single “Ka bu Skesi Tradison”. Um Funaná moderno com uma batida disco sound que explora o conceito de CVFuturismo e que coloca o cabo-verdiano no centro das atenções, transformando a autenticidade das tradições em “caminhos para o futuro”.
Neste novo single “Ka bu Skesi Tradison”, o artista parte da emigração para um mundo capitalista ocidental como temática central.
O mar ganha sentido especial na música que expõe o fascínio, o isolamento e a relação do cabo-verdiano, enquanto povo insular, com o imaginário além do horizonte.
“É um sujeito que quer sair dessa dimensão em direção a um mundo em que consegue ganhar outras referências e outras formas de vivenciar a realidade. Eu proponho que se explore esse imaginário e que se vá além do mar. Quero criar a ideia de que podemos habitar outros universos, sejam eles reais ou não, desde que sejamos aquilo que quisermos”, explica ao A NAÇÃO.
Djam Neguin sugere pegar naquilo que já existe, que é o Funaná, e trazer para “uma linguagem do presente” e levar para o futuro, através de uma roupagem nova.
Isto, a partir daquilo que chama conceito de CVFuturismo, movimento para imaginar o povo negro no futuro.
O cantor sugere que se pegue na autenticidade da tradição para que, através da arte, seja potencializada num lugar de futuro.
“Ka bu Skesi Tradison” estreou em exclusivo na plataforma cabo-verdiana “Muska” a 31 de Janeiro e o clipe oficial da música é lançado esta sexta-feira, 4 de fevereiro.
Este é o primeiro single do EP de estreia de Djam Neguin denominado de “Autofagias” com cinco músicas e será lançado este ano.