PUB

Saúde

Dia Mundial de Luta contra o Cancro: Doenças oncológicas são uma das principais causas de morte em Cabo Verde

Hoje é Dia Mundial de Luta contra o Cancro. Em Cabo Verde, as doenças oncológicas continuam a ser uma das principais causas de morte, tendo o país registado em 2020, um total de 825 novos casos de cancro, com a previsão de cerca de 488 mortes.

Assinala-se hoje, sexta-feira,4 de fevereiro, o Dia Mundial de luta contra o Cancro. Este ano sob o lema “Por cuidados mais justos”, a data instituída pela União Internacional de Controlo do Cancro, em 2000, visa sensibilizar sobre a doença e ações para melhor prevenir, detetar e tratar, numa campanha de 2 anos – 2022 a 2024.

Segundo os dados da OMS, nos últimos 20 anos, o número de novos casos de cancro mais do que duplicou na Região Africana, passando de 338 mil casos notificados em 2002 para quase 846 mil casos em 2020.

As formas mais comuns são o cancro da mama, do colo do útero, da próstata, do intestino, do cólon, do reto e do fígado.

Os fatores de risco associados ao cancro incluem a idade avançada e histórico familiar, consumo de tabaco e álcool, alimentação inadequada, falta de atividade física, excesso de peso e a exposição a certos produtos químicos, entre outros.

Em Cabo Verde as doenças oncológicas continua a ser uma das principais causas de morte. Segundo a agência Globacan, em 2020, o país registou um total de 825 novos casos de cancro, com a previsão de cerca de 488 casos de morte.

Romice Monteiro

PUB

PUB

PUB

To Top