Arrancaram esta quarta-feira,2, as candidaturas para o Edital Fomento à Criação Artística Nacional que incentiva e financia projetos culturais vindos da sociedade civil artística e criadora, residente em Cabo Verde.
Esta iniciativa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através da Direção-Geral das Artes e das Indústrias Criativas (DGAIC), para o ano económico 2022, visa selecionar projetos culturais para apoio financeiro no valor máximo de cem mil escudos e/ou parcerias institucionais, entre as quais, disponibilização gratuita de espaços culturais sob a tutela do MCIC.
Segundo o regulamento do concurso, os projetos serão livres a quaisquer formatos, atividades ou ações, desde que envolvam áreas culturais como Artes Visuais (Artes Plásticas e Fotografia); Artesanato, Design e Moda; Artes de Palco (Dança, Teatro, Stand-Up Comedy, Música e Ilusionismo); e Literatura – (Apoio à publicação de obras literárias e revistas).
Para candidatar-se os interessados devem apresentar documentos nomeadamente, cronograma, orçamento, plano de trabalho e plano de divulgação do projeto.
As candidaturas, acompanhadas da documentação exigida, decorrem de 2 de fevereiro a 2 de março de 2022 e deverão ser submetidas através do link disponível nas redes sociais do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas ou para o email editais.mcic@gmail.com
Para mais informações, os artistas e agentes culturais interessados em concorrer devem consultar o regulamento presente nas páginas do MCIC.
Este concurso, diz a tutle, enquadra-se bos objectivos do MCIC, divulgar e promover a cultura cabo-verdiana, apoiando projetos com padrão de qualidade, criatividade e sustentabilidade, de forma a gerar novos empregos, novas oportunidades e novas receitas para artistas e criadores cabo-verdianos.