Estreia, esta quarta-feira, 2, no canal Primata Filmes, o documentário etnográfico MAIO, que aborda a pesca artesanal na ilha e as suas fragilidades.
O filme, segundo o produtor e antropólogo João Paulo Araújo, é um desdobramento da sua pesquisa junto aos pescadores do Porto Inglês, após um trabalho de campo em 2017.
Trata-se de um média-metragem com aproximadamente 34 minutos, que retrata exclusivamente pescadores e peixeiras do Porto Inglês, na ilha do Maio, falando sobre seu cotidiano nas pescas.
“O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância social da pesca artesanal para Cabo Verde e também para servir como um sinal de alerta sobre o atual cenário de escassez do pescado no arquipélago, contribuindo, assim, para o debate público sobre o tema”, indica o antropólogo.
Elenco
MAIO foi realizado pela professora Elis Borde, adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, e pelo documentarista Luís Evo, fundador da Primata Filmes.
João Paulo Araújo é antropólogo e realiza pesquisa junto aos pescadores artesanais de Cabo Verde, para além de trabalhar como servidor público federal no Ministério do Trabalho e Emprego (Brasil) e de colaborar na coordenação do FERVA, Festival Reinventado de Vídeos Autorais.
Confira mais sobre o tema e a pesquisa deste antropólogo sobre a pesca artesanal na ilha, na edição semanal do Jornal A Nação, disponível na quinta-feira.