O Presidente da República, José Maria Neves, já felicitou o primeiro-ministro, eleito em Portugal, António Costa, pela vitória nas eleições legislativas antecipadas. JMN manifestou o desejo para que as relações entre Cabo Verde e Portugal galguem patamares em benefício mútuo.
“Telefonei ao Dr. António Costa para felicitá-lo pela brilhante vitória nas eleições legislativas portuguesas. As relações entre Portugal e Cabo Verde são desde sempre excelentes. Espero que ainda galguem novos patamares para o benefício mútuo dos dois países”, escreveu José Maria Neves na sua página de rede social Facebook.
Uma maioria absoluta socialista, o Chega como terceira força política, a perda de representação do CDS e de Os Verdes, foram as principais alterações da Assembleia da República portuguesa, resultantes das eleições de domingo, em relação às legislativas de 2019.
De acordo com os resultados globais, divulgados no site da Secretaria-geral do Ministério de Administração Interna (SGMAI), as legislativas de domingo foram ganhas pelo PS, com 41,68% dos votos e 117 deputados eleitos e o PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,80% dos votos e 71 deputados, faltando ainda apurar os resultados dos círculos da Europa e Fora da Europa.
A taxa de abstenção foi de 42,04%.
Além da maioria absoluta socialista, as legislativas de domingo mudaram o cenário parlamentar, com o Chega a ficar como a terceira força política (passando de um para 12 deputados eleitos), lugar que em 2019 era ocupado pelo Bloco de Esquerda (BE).
C/ Inforpress