O presidente da Federação Cabo-Verdiana de Natação (FCN), Avelino Bonifácio Lopes, considera que Boa Vista dispõe de “excelentes condições” de desenvolver um Turismo de Desportos Náuticos, com base num “consenso alargado” para uma visão do Desenvolvimento na Economia a partir do Mar.
O líder da FCN, Avelino Bonifácio Lopes, falava – conforme reporta a Inforpress -, no final de semana, no Painel “Desporto Náutico e Turismo”, no marco do “Fórum Desporto’2022 Sobre o Turismo”, suportado tanto em competições que são eventos ou realizações de estágios, mas, também, Desporto Aquático como actividade de Lazer.
O dirigente referiu às caraterísticas da Ilha da Boa Vista como “maior extensão de praias de areia branca do País”, número de quartos de hotéis, três ZDTI (Zonas de Desenvolvimento Turístico Integrado), que incluem as praias de Santa Mónica, Chaves e Morro de Areia, Planeamento Sectorial do Turismo, entre outros conjuntos de potencialidades, sobretudo naturais como costas, praias, como sendo propícias para o desenvolvimento do Desporto Náutico.
Avelino Bonifácio apontou, ainda, à temperatura da água, os ventos, a combinação de praias protegidas, praias abertas, como combinações “excelentes” da Boa Vista para o desenvolvimento do Turismo Aquático, principalmente, a Natação, na Modalidade de Águas Abertas.
Entretanto, sublinhou que há um conjunto de “défices” na infra-estruturação, como Portos de Recreio, Marinas e de acessibilidade às zonas propícias para a prática de diferentes Desportos Náuticos.
“Há que optar e fazer escolhas. Boa Vista tem necessidade de fazer opções e liderar este processo, do ponto de vista Autárquico, mas tem que conseguir alcançar o máximo possível de consenso e priorizar as Modalidades que entenderem melhor”, defendeu, sugerindo que se poderá apostar nas Modalidades, tendo em conta a facilidade de transição do Bote a Remo para Canoagem.
Caminhada…
A mesma fonte explicou que “há que se pensar este Desenvolvimento do Turismo de Desportos Náuticos, do ponto de vista Económico”, e, com estes benefícios, apostar a médio e longo prazos na realização de eventos e competições nacionais, internacionais, regionais e procurar inscrever a Ilha em alguns circuitos destas Modalidades, que são praticadas a Nível Internacional.
O dirigente Federativo propôs, também, alguns Negócios que poderiam ser organizados à volta do Desporto Aquático e Náutico na “Ilha Fasntástica”, notadamente: criar uma Marca da Boa Vista de competições. no âmbito internacional e regional, organizadas numa Marca dessas Modalidades, criar condições para momentos de Negócios, ligados ao acompanhamento de estágios e treinos na Ilha, de selecções e equipas estrangeiras.
Avelino Bonifácio avançou que se poderá, ainda, promover Escolas de Modalidades com maior potencial para atletas, agentes e treinadores, dirigentes destas Modalidades, a par da Comercialização dos diferentes instrumentos necessários para a prática das diversas Modalidades.
Mas para isso, avançou que há que dotar o município com uma visão para o desenvolvimento a longo prazo assumindo o mar, as praias, e areias no seu todo para lazer, terapia, desportos.
Para materializar esta Visão Estratégica de um Turismo baseado em Desportos Náuticos, o presidente da FCN sugere negociações com as principais partes interessadas, como a sociedade, Cabo Verde Investimentos, as Autoridades Marítimas, as Câmaras de Turismo e as Associações Empresariais, a par de um Programa de Promoção (de longo prazo), focado nos Mercados Emissores de Turistas, como o Reino Unido, a Espanha, a Itália, a República Checa, Finlândia, entre outros.