PUB

Economia

Tarrafal: Agricultores  levam preocupações ao Presidente da República

O presidente da Associação dos Agricultores e Criadores de Colonato de Chão Bom, do Tarrafal (de Santiago), Micael Sanches Lopes, maqnifesta que a falta de água tem dificultado a prática da Agricultura e condicionado o seu avanço no Município.

Essas e outras preocupações foram, na tarde de sexta-feira, 28, partilhadas com o Presidente da República (PR), José Maria Neves, durante a Audiência que manteve essa Associação, no quadro da Magistratura de Proximidade assumida pelo Chefe de Estado.

“A Associação tem vivido, de forma meio oprimida. Temos constatado que as pessoas não têm tido liberdade em si ou condições de continuarem a praticar as suas actividades. O défice e falta de Água é um dos grandes problemas existentes hoje e tem feito com que as pessoas fiquem cada vez mais endividadas, porque, neste ciclo curto, tem faltado água, mas,  mesmo assim, temos de pagar por ela”, mencionou o dirigente associativo.

Segundo Micael Sanches Lopes, a disponibilidade de água constitui o maior problema e tem condicionado o avanço da Agricultura no Tarrafal, enquanto problema antigo.

“Já fizemos contacto com os responsáveis, já fomos à Comunicação Social reclamar de coisas que não estavam a funcionar bem e fui despedido, porque trabalhava na actual Empresa que fazia a Gestão da Água”, denunciou o responsável, remarcando que há coisas “graves” a acontecerem nesse Processo de Gestão da Água.

Por outro lado, partilhou com o Chefe de Estado a preocupação de um Grupo de 20 Agricultores que, em 2003, receberam uma Parcela de Terrenos, mas que,  até hoje, não receberam os documentos comprovativos.

Micael Lopes acrescenta, ainda, que, neste momento, essas pessoas estão com medo de perderem o terreno, sendo que é dali que tiram o seu sustento e o ganha-pão da Família, já que há rumores de que uma parte daqueles terrenos já foi vendida.

Para Lopes, se o Governo desse “uma atenção especial e apoiasse mais este Sector”, não haveria necessidade do País comprar produtos fora.

Por outro lado, considera que o tipo de Agricultura praticado em Cabo Verde contribui, também, para A Luta contra o Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, para melhoria da Saúde da População, com fornecimento de produtos saudáveis e a baixo preço.

Segundo o associativista, o PR “mostrou total abertura e disponibilidade em ajudar a Classe a ultrapassar essas dificuldades”, usando a sua Magistratura de Influência.

A Associação dos Agricultores e Criadores de Colonato de Chão Bom do Tarrafal tem, neste momento, mais de 500 associados.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top