Os EUA (Estados Unidos da América) reforçaram o apoio à Ucrânia com uma chamada telefónica entre os dois Chefes de Estado. Zelensky e Joe Biden discutiram, à distância, a posição da Rússia na FRronteira.
Os EUA dizem que se a Rússia avançar, o Gasoduto “Nord Stream 2 não entra em funcionamento”.
A garantia é deixada por Victoria Nuland, Sub-secretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA – citada pelo portal pt.euronews.com -, remarcando que o Governo Norte-Americano está em Conversação com os “Aliados Alemães” e que se “a Rússia invadir a Ucrânia, de uma forma ou de outra, o ‘Nord Stream 2’ não entra em funcionamento”.
Aliás, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha nunca esteve a favor da Construção do Gasoduto “Nord Stream 2”, mas o Governo Alemão ainda não confirmou a ameaça partilhada pelos EUA.
A questão é sensível e extremamente polémica e pode trazer tensões à Coligação lemã. O Chanceler Olaf Scholz e Joe Biden reúnem em Fevereiro.
Entretanto, na Fronteira com a Ucrânia, a Presença Militar da Rússia está cada vez mais forte. Mas o Governo em Kiev (a Cidade-Capital da Ucrânia) insiste que a Ameaça de Invasão não é maior do que a do ano anterior.