A União Europeia e o Governo de Cabo Verde assinaram, no passado dia 20 de dezembro, a Convenção de Financiamento de Apoio Orçamental 2021-2024, no valor de cerca de 18 Milhões de Euros. O apoio destina-se a ajudar o país na saída da crise sócio-económica provocada pela covid-19.
O primeiro desembolso, no montante de 6 milhões de Euros, foi antecipado e realizado ainda em dezembro de 2021, em resposta à solicitação do Governo, segundo comunicado do executivo.
“Este financiamento tem o duplo objetivo de apoiar o Governo de Cabo Verde a criar condições para a saída da crise económica e social provocada pela pandemia covid-19, bem como apoiar duas metas estratégicas de Cabo Verde presentes na “Ambição 2030”: a erradicação da pobreza extrema até 2026 e garantir 50% de fontes renováveis na combinação energética do país até 2030”, explicou a mesma fonte.
A ambição de atingir a utilização de 50% de fontes de energia renovável até 2030, diz o Governo, vai criar oportunidades para um crescimento mais inclusivo e mais “verde”.
Para o executivo, a Convenção de Financiamento de Apoio Orçamental 2021-2024 é um exemplo concreto da parceria entre a União Europeia e Cabo Verde, apoiando o país no seu rumo para uma recuperação sustentável, tanto do ponto de vista social e económico, como ambiental.
A cerimónia pública de apresentação da Convenção de Financiamento aconteceu esta tarda, na Sala de Conferências do Ministério das Finanças.
Contou com a presença da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, e do Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia.